Recursos

LEITURAS PARA O CNL – 2022

Podes encontrar estas obras na Biblioteca Escolar, mas como não existem exemplares suficientes, faz a tua leitura nos documentos seguintes. Boas leituras!

3.º e 4.º ano: Losa,Ilse, Beatriz e o plátano

https://online.fliphtml5.com/fous/biob/#p=1

5.º ano: Andresen, Sophia de Mello Breyner, Os Ciganos

6.º ano: Letria, José Jotge, Mouchi, o gato de Anne Frank

7.º ano : História da gaivota e do gato que a ensinou a voar

9.º ano: O conto da ilha desconhecida

8.º ano : História de um gato e de um rato que se tornaram amigos

https://ms-my.facebook.com/CamaraMunicipalGondomar/videos/hist%C3%B3ria-de-um-gato-e-de-um-rato-que-se-tornaram-amigos/553793365326478/

OS DIREITOS DE AUTOR _ O QUE DEVES SABER


Atividade de leitura integral da obra Robinson Crusoé de Daniel Dafoe

Caça ao Tesouro – Robinson Crusoé

Como fazer um trabalho de pesquisa?

A apresentação seguinte mostra-te uma forma de planeares e desenvolveres um trabalho de pesquisa. Denomina-se Big 6, porque se desenrola em 6 etapas.

Como realizar um trabalho de pesquisa

Como estruturar um trabalho escrito?

vou fazer um trabalho

 Como fazer uma referência bibliográfica?

Referencia_Bibliografica

SABES QUEM ERA HIPÁTIA?

Hipátia de Alexandria, matemática e filósofa neoplatónica, nasceu aproximadamente em 355 e foi assassinada em 415. Hipátia foi uma filósofa pagã (num meio predominantemente cristão) é tido como um dos fatores que contribuíram para que fosse assassinada. Porém, historiadores modernos ressaltam que Hipátia morreu por ter sido envolvida em uma disputa política local e não por qualquer tema ligado ao “relacionamento entre ciência e religião”. Hipátia estudou na Academia de Alexandria, onde devorava conhecimento: matemática, astronomia, filosofia, religião, poesia e artes. Ficou famosa por ser uma grande solucionadora de problemas. Matemáticos confusos, com algum problema em especial, escreviam-lhe pedindo uma solução. E ela raramente os desapontava. Obcecada pelo processo de demonstração lógica, quando lhe perguntavam porque jamais se casara, respondia que já era casada com a verdade.

In, http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%A1tia , consultado em 2 de Fevereiro de 2011

Ágora – o significado da palavra

«Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Normalmente era um espaço livre de edificações, onde as pessoas costumavam ir configurada pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (assim como o pnyx, o espaço de realização das eclesias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágora nas pólis da antiguidade.»

In, http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora, consultado em 2 de Fevereiro de 2011

 Pesquisa realizada por: Ana Simões, Vanessa,  7ºB ,   Daniel Nunes 7ºA       

4 respostas a Recursos

  1. Guilhermina diz:

    Gostaria de vos dizer que o vosso blog está muito bom para um agrupamento de escolas.
    Obrigado Guilhermina

  2. Guilhermina diz:

    O vosso blog foi um dos melhores que eu já vi !
    Obrigado Guilhermina

  3. Violeta carvalho diz:

    Esta biblioteca deste agrupamento é a melhor que eu já vi, isto parece que conheço a biblioteca, mas infelizmente não conheço. Ao longo do tempo que vou vendo este blog fico cada vez mais surpreendida!
    Muitos parabéns biblioteca escolar
    Da violeta carvalho

Deixe um comentário