Livros e leituras

Livros para escutar e ver…

Audiolivro – O Senhor solitário

Livros no isolamento

A minha avó tem coronavírus – Livro digital gratuito


Livro para crianças sobre quatro lugares portugueses com História


LEITURAS PARA O CONCURSO NACIONAL DE LEITURA _ FASE DE ESCOLA 2016

O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andresen

9789898230218_1326715575

(Texto integral em pdf)

Cavaleiro-Dinamarca

A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Mário de Carvalho

inau

(Texto integral)

inaudita

A aia, Eça de Queirós

Mais uma ajudinha para a leitura do conto:

http://docslide.com.br/documents/a-inaudita-guerra-da-avenida-gago-coutinho-558467614a90f.html

contos

(Texto integral em pdf)

Aia

barra de livros
index

Biografia

Manuel António Pina, nasceu a 18 de novembro de 1943, na vila do Sabugal, distrito da Guarda e faleceu no ano de 2012, a 19 de outubro, na cidade do Porto.

O escritor licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas, tendo sido depois cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónicas. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Os seus livros difundiram-se por vários países, tendo traduções em línguas como francês e corso, inglês, espanhol, galego e catalão, dinamarquês, alemão, russo, croata e búlgaro.
Foram muitos os prémios que recebeu e que consagraram a qualidade da sua escrita: 1978, Prémio de Poesia da Casa da Imprensa, 1987, Prémio Gulbenkian, 1988, Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, Itália; 1988, Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude ; 1993, Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas; 2002, Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários; 2004, Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa; 2004 – Prémio de Poesia Luís Miguel Nava; 2005 – Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores; 2011 – Prémio Camões.
A 9 de Junho de 2005 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

barra de livros

“A ovelhinha que veio para o jantar

ovelhinha1


Biografia

Maria Teresa Maia Gonzalez

(Coimbra, 17 de Junho de 1958) é uma escritora portuguesa. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de língua portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, A Lua de Joana (o seu maior sucesso editorial), Histórias com Jesus, A Cruz Vazia, e é autora da coleção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, coautora da Coleção O Clube das Chaves, de que se publicaram 2 volumes, a maioria dos quais com várias edições. Recentemente também começou a escrever uma coleção de peças de teatro, chamada “Um Palco na Escola”, que já vai em cinco títulos, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e já ganhou prémios de literatura.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do Plano Nacional de Leitura.
A Editorial Presença publicou também o seu livro “Voa comigo!”.

Sinopse: Voa comigo

Edu é um menino de onze anos que sonha vir um dia a ser piloto-aviador, como o pai. Sonha cruzar os céus infinitos nas asas de um lindo avião. Todos apoiam o seu grande desejo, o pai, a avó Aninha, com quem ele vive, e até a mãe, que está internada num hospital psiquiátrico. Embora tenha sempre alimentado a esperança de voltar a ver os pais juntos, Edu vê-se obrigado a encarar a realidade quando o pai lhe comunica que vai voltar a casar… Mas, de repente, tudo muda quando ele reencontra um amigo muito especial, alguém capaz de lhe revelar um segredo maravilhoso — que o amor torna tudo possível: a vida, a criatividade e a alegria.

barra de livros

Biografia

José Mauro de Vasconcelos

(Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 — São Paulo, 24 de julho de 1984 ) foi um escritor brasileiro.

José Mauro nasceu de família nordestina, que migrara para o Rio de Janeiro. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para o Nordeste, onde foi criado pelos tios em Natal.
Ingressando na Faculdade de Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades. Ali, trabalha como carregador de bananas numa fazenda do litoral do estado, instrutor de boxe, e, devido ao belo porte físico, até como modelo pictórico. Em São Paulo, foi garçom de boate. Obteve uma bolsa de estudos em Espanha, mas não suportou a vida académica. Abandonou os estudos depois de uma semana, preferindo correr a Europa. A atividade mais importante que exerceu foi junto aos irmãos Villas-Bôas pelos rios da região do Araguaia, conhecendo o ambiente inóspito e lutando pelos índios.

Rosinha, minha canoa

Esta história de José Mauro de Vasconcelos, escrita em  1962 fala da relação mágica de Zé Orocó com a sua canoa, Rosinha. O autor de “Meu pé de laranja lima” transporta-nos para um universo mágico da floresta e  faz-nos refletir sobre essa natureza das matas e dos bichos. O capítulo “Olhos Vegetais” é um hino de amor à natureza. Nele, José Mauro conta como surgiu a  canoa. A partir da história do nascimento e da vida de uma canjirana-branca , narrada pela própria Rosinha ao seu dono Orocó, o autor revela o desejo de uma velha árvore da floresta amazónica  em transformar-se numa canoa ao serviço dos índios.

Rosinha, a Canoa, leva Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, nos sertões de Góias, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. E o autor conduz-nos para um mundo onde quem manda é a emoção e a sensibilidade, na história do homem simples e incompreendido por uma sociedade que o acusa de ser louco e interna-o num hospício. O livro é um hino de amor e respeito à natureza, contando a trajetória de Zé Orocó, envolvido em “causos”, histórias fantásticas e lendas, bem como a sua amizade com uma canoa. José Mauro resgata assim o encontro das coisas singelas e verdadeiras da vida.

barra de livros

barra de livros

Poesias Inéditas

Fernando Pessoa

Fernando-Pessoa-Poesias-Ineditas

barra de livros

Auto da Barca do Inferno

Gil Vicente

Auto_Barca_Inferno

barra de livros

Fábulas

Aqui podes consultar :

Diversas fábulas e recursos para a sua exploração.

http://nonio.eses.pt/fabulas/

Informação sobre a tipologia das fábulas.

A raposa e a cegonha

barra de livros

Momento de improviso a propósito da comemoração do Dia Mundial do Livro

http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1836384

Recentes aquisições

Novas leituras…

O Animaleitor

 de Rui Zink

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Editorial Caminho

Sinopse

O Anibaleitor conta a história de um jovem que, fugido à «guarda do reino», embarca numa viagem em busca de um mítico e fabuloso animal, Anibaleitor. Livro de aventura da leitura. Nesta magnífica novela, Rui Zink consegue ser, ao mesmo tempo, divertido, didáctico, comovente e, como sempre, estimulante.

O Castelo dos Livros

de Maria Teresa Maia Gonzalez

Edição/reimpressão: 2008

Editor: Verbo

Faixa etária: dos 7 aos 10 anos

Sinopse

O livro conta a história de Inês, uma menina que tinha o sonho de vir a ser sábia e, um dia, descobriu o fantástico tesouro escondido no Castelo da Montanha Azul, com as suas quatro torres, e de Teresa, que tinha o sonho de ser livre e, a certa altura, descobriu um tesouro especial guardado na sua alma cheia de histórias (uma delas sobre um terrível dragão)…

Livro

de José Luís Peixoto

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Livros Quetzal

Sinopse

Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade.

O Mar em Casablanca

de Francisco José Viegas

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Porto Editora

Sinopse

O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial …

In, http://www.wook.pt, consultado em 28 de janeiro de 2011

Outras Leituras

Filmes

ÁGORA 

De Alejandro Amenabar,

Com Rachel Weisz/ Max Minghella

Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria… Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrónoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo… Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de CCom um orçamento de 50 milhões de dólares, um elenco onde se salienta Rachel Weisz, elementos de acção equilibrados com momentos dramáticos e momentos onde o espectador é obrigado a usar o seu espírito crítico, o filme Ágora, de Alejandro Amenábar, tem tudo para ser considerado um filme épico.

O Aprendiz de Feiticeiro

De JON TURTELTAUB,

Com NICOLAS CAGE/JAY BARUCHEL

Os Estúdios Walt Disney, o produtor JERRY BRUCKHEIMER e o realizador JON TURTELTAUB”, apresentam O APRENDIZ DE FEITICEIRO – uma inovadora e épica comédia sobre um feiticeiro e o seu azarado aprendiz, que são arrastados para o centro de um conflito ancestral entre o bem e o mal.


Deixe um comentário