Leituras

LEITURAS PARA O CONCURSO NACIONAL DE LEITURA _ FASE DE ESCOLA 2016

O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andresen

9789898230218_1326715575

(Texto integral em pdf)

Cavaleiro-Dinamarca

A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Mário de Carvalho

inau

(Texto integral)

inaudita

A aia, Eça de Queirós

Mais uma ajudinha para a leitura do conto:

http://docslide.com.br/documents/a-inaudita-guerra-da-avenida-gago-coutinho-558467614a90f.html

contos

(Texto integral em pdf)

Aia

Biografia de Ruy Belo
Ruy Belo nasceu em S. JRuy-Belo[1]oão da Ribeira, pequena aldeia do concelho de Rio Maior, em 1933, tendo falecido em 1978.

Poeta e ensaísta, natural de São João da Ribeira, Rio Maior, licenciado em Filologia Românica e em Direito pela Universidade de Lisboa, obteve o grau de doutor em Direito Canónico pela Universidade Gregoriana de Roma, com uma tese intitulada Ficção Literária e Censura Eclesiástica. Exerceu, ainda que por pouco tempo, o cargo de diretor-adjunto no então Ministério da Educação Nacional, mas o seu relacionamento com opositores ao regime da época, a participação na greve académica de 1962 e a sua candidatura a deputado, em 1969, pelas listas da Comissão Eleitoral de Unidade Democrática (CEUD), levaram a que as suas atividades fossem vigiadas e condicionadas.
Ocupou, ainda, um lugar de leitor de Português na Universidade de Madrid (1971-1977). Regressado, então, a Portugal, foi-lhe recusada a possibilidade de lecionar na Faculdade de Letras de Lisboa, dando aulas na Escola Técnica do Cacém, no ensino noturno. Viria a falecer um ano mais tarde, aos 45 anos.
A Obra Poética de Ruy Belo encontra-se reunida em dois volumes publicados pela Editorial Presença, com organização e comentários de Joaquim Manuel Magalhães.

http://cvc.instituto-camoes.pt/poemasemana/11/01.html, consultado em 18 de novembro de 2014
 

barra de livros indexBiografia

Manuel António Pina, nasceu a 18 de novembro de 1943, na vila do Sabugal, distrito da Guarda e faleceu no ano de 2012, a 19 de outubro, na cidade do Porto.

O escritor licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas, tendo sido depois cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónicas. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Os seus livros difundiram-se por vários países, tendo traduções em línguas como francês e corso, inglês, espanhol, galego e catalão, dinamarquês, alemão, russo, croata e búlgaro.
Foram muitos os prémios que recebeu e que consagraram a qualidade da sua escrita: 1978, Prémio de Poesia da Casa da Imprensa, 1987, Prémio Gulbenkian, 1988, Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, Itália; 1988, Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude ; 1993, Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas; 2002, Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários; 2004, Prémio de Crónica 2004 da Casa da Imprensa; 2004 – Prémio de Poesia Luís Miguel Nava; 2005 – Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores; 2011 – Prémio Camões.
A 9 de Junho de 2005 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Ant%C3%B3nio_Pina
http://instituto-camoes.pt/cidadaos-estrangeiros/root/noticias/manuel-antonio-pina-ganha-premio-camoes , consultados em 18 de novembro
 
 
 

“A ovelGif escolarhinha que veio para o jantar”ovelhinha1

                                                          http://www.youtube.com/watch?v=iSnVAOfyEgY

 

Maria GonzalesBiografia

Maria Teresa Maia Gonzalez

(Coimbra, 17 de Junho de 1958) é uma escritora portuguesa. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de língua portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar & Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, A Lua de Joana (o seu maior sucesso editorial), Histórias com Jesus, A Cruz Vazia, e é autora da coleção Profissão: Adolescente, da qual, com 26 títulos publicados, já foram vendidos mais de 300.000 exemplares. É ainda, com Maria do Rosário Pedreira, coautora da Coleção O Clube das Chaves, de que se publicaram 2 volumes, a maioria dos quais com várias edições. Recentemente também começou a escrever uma coleção de peças de teatro, chamada “Um Palco na Escola”, que já vai em cinco títulos, para serem representadas nas escolas que já começam a ser levadas a cena em várias escolas do país. Os seus livros são um sucesso entre os mais jovens e já ganhou prémios de literatura.
Várias dezenas de títulos desta autora constam do Plano Nacional de Leitura.
A Editorial Presença publicou também o seu livro “Voa comigo!”.

 

9789722335751_1326292983

Sinopse:

Edu é um menino de onze anos que sonha vir um dia a ser piloto-aviador, como o pai. Sonha cruzar os céus infinitos nas asas de um lindo avião. Todos apoiam o seu grande desejo, o pai, a avó Aninha, com quem ele vive, e até a mãe, que está internada num hospital psiquiátrico. Embora tenha sempre alimentado a esperança de voltar a ver os pais juntos, Edu vê-se obrigado a encarar a realidade quando o pai lhe comunica que vai voltar a casar… Mas, de repente, tudo muda quando ele reencontra um amigo muito especial, alguém capaz de lhe revelar um segredo maravilhoso — que o amor torna tudo possível: a vida, a criatividade e a alegria.

barra de livros

joseBiografia

José Mauro de Vasconcelos

(Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1920 — São Paulo, 24 de julho de 1984 ) foi um escritor brasileiro.

José Mauro nasceu de família nordestina, que migrara para o Rio de Janeiro. Os pais tinham tão poucos recursos que ele, ainda criança, teve de se transferir para o Nordeste, onde foi criado pelos tios em Natal.
Ingressando na Faculdade de Medicina da capital potiguar, abandona o curso no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro a fim de conseguir melhores oportunidades. Ali, trabalha como carregador de bananas numa fazenda do litoral do estado, instrutor de boxe, e, devido ao belo porte físico, até como modelo pictórico. Em São Paulo, foi garçom de boate. Obteve uma bolsa de estudos em Espanha, mas não suportou a vida académica. Abandonou os estudos depois de uma semana, preferindo correr a Europa. A atividade mais importante que exerceu foi junto aos irmãos Villas-Bôas pelos rios da região do Araguaia, conhecendo o ambiente inóspito e lutando pelos índios.
Estava amadurecido o homem José Mauro, e o resultado disso foi seu livro de estreia, o romance Banana Brava, de 1942, onde reflete o mundo dos homens do garimpo. Rosinha, Minha Canoa, de 1962, marca seu primeiro sucesso. No livro Meu Pé de Laranja Lima, de 1968, seu maior sucesso editorial, serve-se de sua experiência pessoal para retratar o choque sofrido na infância com as bruscas mudanças da vida. Foi escrito em apenas doze dias. “Porém estava dentro de mim há anos, há vinte anos”, disse numa entrevista.
Dotado de prodigiosa capacidade inata de contar histórias, possuindo fabulosa memória, candente imaginação e com uma volumosa experiência humana, José Mauro não quis ser escritor, foi obrigado a sê-lo. Os seus romances, como lavas de um vulcão, foram lançados para fora, porque transbordava de emoções. Ele tinha de escrever e de contar coisas.
O autor de belos romances tinha um método originalíssimo. De início, escolhia os cenários onde se movimentarão seus personagens. Transportava-se então para o local, onde realizava estudos minuciosos. Para escrever Arara Vermelha, percorreu cerca de 450 léguas no sertão bruto.
Em seguida, José Mauro dava asas à sua fantasia e, na imaginação, construía todo o romance, determinando até mesmo as frases da dialogação. Tinha uma memória que, durante longo tempo, lhe permitia lembrar-se dos mínimos detalhes do cenário estudado. “Quando a história está inteiramente feita na imaginação”, revelava o escritor, “é que começo a escrever. Só trabalho quando tenho a impressão de que o romance está saindo por todos os poros do corpo. Então vai tudo a jato”.
“ Escrevo meus livros em poucos dias. Mas em compensação passo anos ruminando ideias. Escrevo tudo à máquina. Faço um capítulo inteiro e depois é que releio o que escrevi. Escrevo a qualquer hora, de dia ou de noite. Quando estou escrevendo entro em transe. Só paro de bater nas teclas da máquina quando os dedos doem. Só aí percebo quanto trabalhei. Sou um cara capaz de varar dias escrevendo até a exaustão .

Artista do cinema e da televisão, José Mauro trabalhou em diversos filmes, como Modelo 19, que lhe valeu o prémio Saci como melhor ator coadjuvante.

 

Rosinha, minha canoaEsta história de José Mauro de Vasconcelos, escrita em  1962 fala da relação mágica de Zé Orocó com a sua canoa, Rosinha. O autor de “Meu pé de laranja lima” transporta-nos para um universo mágico da floresta e  faz-nos refletir sobre essa natureza das matas e dos bichos. O capítulo “Olhos Vegetais” é um hino de amor à natureza. Nele, José Mauro conta como surgiu a  canoa. A partir da história do nascimento e da vida de uma canjirana-branca , narrada pela própria Rosinha ao seu dono Orocó, o autor revela o desejo de uma velha árvore da floresta amazónica  em transformar-se numa canoa ao serviço dos índios.

Rosinha, a Canoa, leva Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, nos sertões de Góias, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. E o autor conduz-nos para um mundo onde quem manda é a emoção e a sensibilidade, na história do homem simples e incompreendido por uma sociedade que o acusa de ser louco e interna-o num hospício. O livro é um hino de amor e respeito à natureza, contando a trajetória de Zé Orocó, envolvido em “causos”, histórias fantásticas e lendas, bem como a sua amizade com uma canoa. José Mauro resgata assim o encontro das coisas singelas e verdadeiras da vida.

Caso não tenhas acesso ao livro, podes lê-lo aqui em formato digital.

95668207-Rosinha-minha-canoa-Jose-Mauro-de-Vasconcelos

barra de livros

Ebooks

A Ilha do tesouro

Robert Louis Stevenson

(Ebook)

A-Ilha-do-Tesouro (1)

(Filme)

barra de livros

Poesias Inéditas

Fernando Pessoa

Fernando-Pessoa-Poesias-Ineditas

barra de livros

Auto da Barca do Inferno

Gil Vicente

Auto_Barca_Inferno

barra de livros

Fábulas

Aqui podes consultar :

Diversas fábulas e recursos para a sua exploração.

http://nonio.eses.pt/fabulas/

Informação sobre a tipologia das fábulas.

http://www.slideshare.net/anaarmindaazevedo/fbulas-1

A raposa e a cegonha

http://www.slideshare.net/keylavaniele/nossa-fabula-keylabiaemaikerine-original

barra de livros

Momento de improviso a propósito da comemoração do Dia Mundial do Livro

http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1836384

Recentes aquisições

Novas leituras…

O Animaleitor

 de Rui Zink

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Editorial Caminho

Sinopse

O Anibaleitor conta a história de um jovem que, fugido à «guarda do reino», embarca numa viagem em busca de um mítico e fabuloso animal, Anibaleitor. Livro de aventura da leitura. Nesta magnífica novela, Rui Zink consegue ser, ao mesmo tempo, divertido, didáctico, comovente e, como sempre, estimulante.

O Castelo dos Livros

de Maria Teresa Maia Gonzalez

Edição/reimpressão: 2008

Editor: Verbo

Faixa etária: dos 7 aos 10 anos

Sinopse

O livro conta a história de Inês, uma menina que tinha o sonho de vir a ser sábia e, um dia, descobriu o fantástico tesouro escondido no Castelo da Montanha Azul, com as suas quatro torres, e de Teresa, que tinha o sonho de ser livre e, a certa altura, descobriu um tesouro especial guardado na sua alma cheia de histórias (uma delas sobre um terrível dragão)…

 

Livro

de José Luís Peixoto

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Livros Quetzal

Sinopse

Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade.

 

O Mar em Casablanca

de Francisco José Viegas

Edição/reimpressão: 2010

Editor: Porto Editora

Sinopse

O que une um cadáver encontrado nos bosques que rodeiam o belo Palace do Vidago e um homicídio no cenário deslumbrante do Douro? Jaime Ramos, o detective dos anteriores romances de Francisco José Viegas, regressa para uma nova investigação onde reencontra a sua própria biografia, as recordações do seu passado na guerra colonial …

In, http://www.wook.pt, consultado em 28 de janeiro de 2011

 

Outras Leituras

Filmes

ÁGORA 

De Alejandro Amenabar,

Com Rachel Weisz/ Max Minghella

Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria… Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrónoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo… Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de CCom um orçamento de 50 milhões de dólares, um elenco onde se salienta Rachel Weisz, elementos de acção equilibrados com momentos dramáticos e momentos onde o espectador é obrigado a usar o seu espírito crítico, o filme Ágora, de Alejandro Amenábar, tem tudo para ser considerado um filme épico.

O que disse a crítica:

Pedro Gomes, in http://www.ante-cinema.com, consultado em 29 de Janeiro de 2011

«Uma história com séculos de idade, filmado em pleno Egipto com detalhes autênticos e um elenco de diversas nacionalidades, Ágora prima pela precisão, pelo entretenimento que oferece e carácter educacional que assume. Infelizmente, por não se tratar de um filme que aborde aspectos mais comerciais, talvez não venha a ter o retorno merecido, face a um orçamento dispendioso.

Rachel Weisz é a protagonista com a sua personagem Hypatia, uma lendária filosofa e matemática da antiga Alexandria, numa altura em que o Império Romano começava a entrar em declínio e a aceitar o Cristianismo como a religião legal, sendo que a religião é um dos pontos chave do enredo do filme. Seria o confronto entre o Cristianismo e os interesses pagãos a despoletar uma revolta dos Cristãos.

Num filme com grande componente histórica e científica, à qual a figura de Hypatia tem obrigatoriamente de vir associada, existe o perigo de não corresponder à exigência de um público que prefira produções mais actuais e comerciais. Será  Ágora muito avançado para o seu tempo? Talvez! No entanto, o seu carácter épico, seja de que forma for, deixará uma importante marca em todos os espectadores.»

O Aprendiz de Feiticeiro

De JON TURTELTAUB,

Com NICOLAS CAGE/JAY BARUCHEL

Os Estúdios Walt Disney, o produtor JERRY BRUCKHEIMER e o realizador JON TURTELTAUB”, apresentam O APRENDIZ DE FEITICEIRO – uma inovadora e épica comédia sobre um feiticeiro e o seu azarado aprendiz, que são arrastados para o centro de um conflito ancestral entre o bem e o mal.

Balthazar Blake (NICOLAS CAGE) é um mestre feiticeiro, na moderna Manhattan dos dias de hoje, que tenta defender a cidade do seu inimigo Maxim Horvath (ALFRED MOLINA). Balthazar não consegue fazê-lo sozinho e recruta Dave Stutler (JAY BARUCHEL), aparentemente um rapaz vulgar que demonstra um talento escondido. O feiticeiro oferece ao seu cúmplice involuntário um curso intensivo na arte e ciência da magia, e juntos, estes parceiros improváveis lutam para travar as forças das trevas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s